Saltar para o conteúdo

caatinga

A Caatinga é nosso bioma mais árido, palco de numerosas histórias peculiares de nosso país, tendo como exemplos a Revolta de Canudos e o Cangaço. Esse bioma com aproximadamente 840.000 km2 cobre cerca de 10% do território nacional e ocorre no interior do nordeste brasileiro, nos estados do nordeste, desde a Bahia até o Maranhão.
Caatinga em tupi quer dizer “mata branca”, resultado da vegetação que perde a folhagem e frequentemente é coberta com a poeira branca do solo argiloso e seco levada pelo vento. A Caatinga é o único bioma exclusivamente incluso em território nacional.
Apesar do clima semiárido predominante na região, a paisagem da Caatinga é variada e abriga formações diversas. A vegetação da região é classificada como savana estépica e suas plantas desenvolveram adaptações únicas para enfrentar a aridez da região. As árvores decíduas perdem todas as folhas durante a seca e são comuns as cactáceas e bromélias.
Cortada por dois grandes rios caudalosos e perenes (o Parnaíba e o São Francisco) e outros rios menores temporários, muito da água usada pelas pessoas que habitam a Caatinga vem de açudes. Isso é importante especialmente porque ali chove menos de 600 mm anuais, em geral nos meses iniciais do ano. Os solos pobres e pedregosos fazem da Caatinga um bioma frágil. A mineração tem resultado em destruição em ritmo tão acelerado quanto ao da Amazônia.

KARLA .

Deixe um Comentário

Deixe um comentário